segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA


 MOSTRA DE CINEMA E LITERATURA
 
Local: Auditório do CSU – Centro Social Urbano do Nascedouro de Peixinhos
 
1. Velho Buk - 4: 49 min
Vídeo experimental criado a partir de ilustrações, mostra um pouco da vida e obra do escritor Charles Bukowski.
Ilustrações/Direção: Leo Resende
Filmagem: Rafael Dias
Edição: Plínio D'Angellis
Áudio: Paulo do Amparo
 
Sobre o realizador:  Leo Resende, nascido no Recife em 1981, iniciou-se desde cedo nas artes plásticas. Buscou técnicas em desenho e pintura ao longo de alguns cursos, aperfeiçoando traços e formas. Trabalha a dez anos como tatuador, e paralelamente realiza pesquisas e experimentos em torno da arte contemporânea. Atualmente vem desenvolvendo trabalhos de performance e participando de grupos teatrais onde exercita a expressão corporal. Também engajado em mostras audiovisuais, realiza produções de curtas, documentários e videoarte. 

2. Vídeo-poema REFÉM, tempo: 2min. 15seg.
Filmagem e edição: Luna Silva Matos/ Poema: James Martins/ Colaboração: Leo Resende.
Sinopse: Vídeo-poema Refém, homônimo ao poema de James Martins, poeta soteropolitano.
Sobre a realizadora: nascida em Jacobina, interior da Bahia, onde viveu seus primeiros quinze anos e esteve sempre em contato com a arte feita por seus pais, ele artista plástico e diretor de teatro e ela, professora de História, Artes Cênicas e artesã. Formada em Ciências Sociais, hoje, aos 25 anos, mora em Recife, estuda e trabalha artes visuais e Antropologia Visual
 
3. A Partida – AURORA FILMES 
 
 Sinopse:  O filme “A Partida”, da cineasta Sandra Ribeiro, é baseado no conto “A Partida” do escritor pernambucano Osman Lins, que se consagrou como um dos maiores escritores da literatura contemporânea brasileira. Publicado em 1957 no livro “Os Gestos”, é inspirado na própria história de Osman. Este conto foi republicado no ano de 2000 no livro os 100 Melhores Contos do Século de Ivo Moriconi. Um Velho ilhado na cidade grande, que vê o mundo da janela de seu apartamento. Viajando na lembrança, volta ao interior de Pernambuco quando, ainda jovem, não sonhava com outra coisa senão partir. Isso significa romper com a avó, que é a sua raiz nesse fim de mundo.
Roteiro e direção: Sandra Ribeiro.
Direção de fotografia: Jorge Monclair
Elenco: Geninha da Rosa Borges, Paulo Autran e Marcelo Lacerda
Trilha sonora: Cussy de Almeida
 
4. Ossos do ofício – AURORA FILMES
Sinopse: Ismael, marceneiro desempregado e pai de dois filhos, que sobrevive catando lixo para amenizar a situação de miséria em que vive junto a sua família. A realidade se complica ainda mais, quando ele se vê só, abandonado por sua esposa, que fugira deixando-lhe as crianças. Profissional habilidoso,porém frustrado, arranca as portas do barraco onde mora e constrói ataúdes para sepultar vidas e a esperança esquecida naquele lugar. O curta metragem baseado no conto “O Artesão I” do escritor, Raimundo Carrero, que foi selecionado para Mostra Competitiva de Curtas do Cine PE 2010.
Roteiro e montagem: coletivo dos alunos da Aurora Filmes
Fotografia: Marcos Aurélio 
Som Direto: Xisto Ramos, Ricardo Arruda
Produção: Juliana Verçoza, Ricardo Arruda, Yuri Serbedzija, Camila Rocha
Música: Artesão
Trilha Sonora: Franklin Amorim e Ricardo Arruda
Produtor Executivo: Ivanildo Silva
Direção de Arte: Xisto Ramos, Evandro Viana
 
5. Isósceles – AURORA FILMES
Sinopse:  Baseado em contos SHOE e Alma Gêmea do Escritor Fernando Farias, o curta Isósceles narra a História de três personagens que estão interligados por seus relacionamentos. Sandoval, separado de sua esposa vive solitário; Adalgisa, ex-esposa de Sandoval que vive feliz graças a um novo relacionamento e Ana Rita que conhece Sandoval e lhe dá esperanças de sair da depressão.
Diretor:  Roberto Jaffier, Ricardo Wanderley e Gibran Khalil
Roteiro e montagem: Coletivo dos alunos da Aurora Filmes
Fotografia:   Wilder Ivo Xavier,
Direção de Arte:  Ana Paula Velanga, Rebeca Venice e Fátima Costa.
Trilha Musical: Gustavo Arruda. Chris Berenguer, Wilder Ivo Xavier, Davi Paes,
Figurino:  Fátima Costa
Elenco: Ricardo Wanderley, Normando Roberto, Maria Cristina Siqueira, Fátima Costa.
Maquiagem: Ana Paula Velanga
 
EXPOSIÇÕES
Local: CSU – Centro Social Urbano do Nascedouro de
 
LÉO RESENDE -  Sua exposição retrata painéis em variados tamanhos desde 50x50 cm a 1.20x1.80 cm. Com pinturas e fragmentos de textos pintados; esses textos são pré-selecionados e procuram explicitar uma ligação poética e também pessoal entre eles. Algo figurativo para acompanhar a escrita complementar à composição, predominando o preto e branco. A partir da concentração dos painéis, irá ser feita a instalação dos mesmos criando uma simbiose contextual. 

PEDRO BUARQUE- A Dissolução do signo, exposição de pinturas de Pedro Buarque, comporta em si a mescla de literatura e (re)invenção da vida. Nos traços sinuosos respira o tecido vivo da narrativa, a consubstanciação de autor/obra/artista. Nos nove quadros da mostra, pincel e pena se cruzam e traçam outros modos de se (re)fazerem, o traçado de contos e romances, vida e criação que não são mais que a invenção de si. 

JACK SALLES – Artista autodidata, Jack trabalha com confecção de marionetes, esculturas em diversos tamanhos e grafitagem.  Para o festival, está trazendo marionetes, mandalas  e máscaras, com temas diversos. 

LANÇAMENTO DE LIVROS:
20/10/10
14 - 17h: Tarde de autógrafos com diversos autores
 Local: Tenda da Mostra Literária Pátio externo Nascedouro de Peixinhos

Um comentário: